O que é um plano de cuidados?

insert image
O que é um plano de cuidados?

O que é um plano de cuidados, para que serve e como elaborar a melhor jornada de saúde possível para cada paciente.

Cada indivíduo é único, logo, ter um plano de cuidados desenvolvido para atender suas necessidades específicas é de relevante importância. Ele deve ser traçado para oferecer direções para um cuidado individualizado durante toda jornada de saúde.

O que é um plano de cuidados?

É um instrumento norteador com orientações e intervenções realizadas com e para o paciente/família. Ele deve abranger toda a jornada de cuidado do paciente, envolvendo as diversas áreas da saúde, procedimentos, sessões, exames e consultas


O plano de cuidados deve envolver todos os profissionais que acompanham o paciente, formando uma equipe interdisciplinar, com nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, médicos, enfermeiros, cuidadores, onde irão realizar um estudo elaborado sobre a vida, as vontades e quais tratamentos necessários para atender a necessidade do paciente, que os norteará para confecção do plano de cuidado individual, com as prioridades que deverão ser trabalhadas, metas a serem alcançadas, dicas e orientações para o cuidado com a saúde e bem-estar do cliente.


Saiba mais sobre atendimento de saúde domiciliar!

Para que serve o plano de cuidados

O plano de cuidados serve como guia para a equipe saber lidar com cada cliente. A partir dele, a equipe pode traçar uma jornada de saúde para o paciente, além de ter uma visão holística de como solucionar as questões de forma prática.


O plano de cuidados deve prover um cuidado contínuo por meio da comunicação, para adaptar o plano às vontades e necessidades do paciente naquele momento.

Como elaborar um plano de cuidados

Para elaborar um plano de cuidados, deve-se elencar as prioridades em relação às necessidades do paciente, levar em consideração alguns dados importantes como: a idade do paciente, cultura local, diagnóstico clínico, necessidades humanas básicas e condutas clínicas a serem realizadas, enfatizando as observações e opiniões dos profissionais de saúde.

Plano de cuidados de enfermagem

O plano de cuidados de enfermagem deve ser estruturado de acordo com as ações definidas pelo enfermeiro e equipe de cuidados durante a assistência ao paciente. 


Essa assistência pode ser estruturada de forma sistemática e dividida em fases, conforme o planejamento determinado, para que os profissionais e paciente se organizem.



Texto escrito pela enfermeira da Qualivida Fernanda Falcão.


Encontre a Qualivida por aí

Somos uma plataforma de Delivery de Saúde Domiciliar!


Nossa proposta é entregar profissionais multidisciplinares qualificados e diferenciados para o atendimento de suas necessidades, realizando procedimentos, consultas, sessões e avaliações específicas ou contínuas orientadas pela jornada definida por nossa central de cuidados.

Conheça nossas redes:

 

Entre em contato!

 

Referências: 

1. GUIMARAES, E. M. P.et al (2002). Utilização do plano de cuidados como estratégia de sistematização da assistência de enfermagem. 

 

2. Brasil. Governo do Estado do Espírito Santo. Rede Cuidar. 

 

3. IBES. Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde. O que é planejamento de cuidados em enfermagem? 14 de junho 2018.


Confira outras matérias

insert image