5 dicas para cuidar da saúde mental

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5 dicas para cuidar da saúde mental

Confira 5 dicas importantes para cuidar dasua saúde mental, que podem ajudar no seu cotidiano e promover o bem-estar.

 

Estamos vivendo momentos de incerteza e angústia, é normal se sentir mais ansioso e triste.  Cuidar da saúde mental vem deixando de ser um tabu e tem se falado cada vez mais sobre o assunto.

 

Existem mecanismos e coisas que você pode fazer no seu dia a dia para cuidar da sua saúde mental, confira nossas 5 dicas: 

 

1 - Faça exercício físico

O corpo e a mente precisam estar em harmonia e equilíbrio para a sua saúde mental. 


Se exercitar estimula a memória e a concertação, eleva o humor, reduz o nível de ansiedade, depressão e estresse, melhora a qualidade de sono e aumenta seu nível de energia.


Se movimente, escolha algum exercício que você goste, pode ser a prática de um esporte  até uma caminhada. São inúmeras as possibilidades, só não vale ficar parado! 

 

2 - Organize sua rotina 

Quando organiza a  sua rotina, você consegue equilibrar melhor a sua vida pessoal, profissional, espiritual e física, favorecendo assim o seu emocional.  


Sabe gerenciar sua rotina/tempo? 


É interessante organizar semanalmente as suas atividades/metas, reserve um tempo ao domingo, e escreva em um papel como sugestão use o planner. 


Os estudos mostram que fazer listas ajuda aliviar a ansiedade, lembrando que imprevistos acontecem, então não precisa ficar angustiado caso não consiga segui-la corretamente todos os dias. Encontre seu ritmo aos poucos. 

 

3 - Entenda o que você não pode controlar 


O mundo sempre estará em transformação, à pandemia é uma delas, o impacto que ela traz vai  ocorrer de diferentes maneiras nas pessoas, algumas pessoas vão procurar o prazer imediato e em outras o cansaço, são desejos internos  e perspectivas de cada um.


O que acontece no mundo fora de nós, não depende da nossa vontade ou desejo, mas nem todas as pessoas conseguem encarar dessa maneira, os estímulos negativos e excesso de informações inquietante a todo instante, afeta emocionalmente e fisicamente algumas pessoas, potencializando alguns sinais e sintomas de ansiedade, trazendo sofrimento psíquico.


O importante aqui é respirar e entender que existem coisas que você não pode controlar, principalmente na situação que o mundo está vivendo atualmente. Não se culpe. 

 

Procure dominar os seus pensamentos e conduzi-los para algo positivo, ameniza a ansiedade, tristeza e frustação. Hábitos, costumes e escolhas definem quem somos.


4 - Mantenha contato com as pessoas 


Na vida moderna é com uma falta de tempo, sempre ocupados e muitas vezes  é normal sentir vontade de se isolar ou se sentir isolado, principalmente nesse  momento que estamos vivendo. Muitas desordens emocionais e físicas surgem por causa do isolamento social.

 

Use a tecnologia ao seu favor! Reserve algum momento para conversar com as pessoas, olhando sua agenda telefônica perceberá que tem pessoas que não tem noticias a um bom tempo, que tal mandar mensagens, ligar, faça chamadas de vídeo. A interação social – fortalecimento de vínculos é uma forma muito importante de cuidar da saúde mental.  

 

Se você tem idosos na família, confira também 10 dicas para cuidar da saúdemental de idosos acamados! 


5 - Busque novos hobbies 

Muitas pessoas estão tendo que se reinventar e aprender a ficar sozinhas. Esse é um bom momento para buscar e descobrir novos hobbies. Você pode tentar, errar e procurar outra vez quantas vezes quiser! 

 

Algumas atividades boas para cuidar da saúde mental são: 

·       Pintura 

·       Ler livros 

·       Assistir séries ou filmes 

·       Cozinhar  

·       Fazer cursos por lazer 

·       Desenhar 


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Somos uma plataforma de Delivery de Saúde Domiciliar! 

 

Nossa proposta é entregar profissionais multidisciplinares qualificados e diferenciados para o atendimento de suas necessidades, realizando procedimentos, consultas, sessões e avaliações específicas ou contínuas orientadas pela jornada definida por nossa central de cuidados. 

 

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Texto escrito pela nossa psicóloga Ludmila Teles

 

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