8 direitos e deveres que toda família deve ter durante o home care

insert image
8 direitos e deveres que toda família deve ter durante o home care

É comum surgirem dúvidas sobre responsabilidades e garantias no atendimento de saúde domiciliar. Confira abaixo os direitos e deveres que toda família deve ter durante o atendimento domiciliar. 

O home care, também conhecido como atendimento de saúde domiciliar, consiste em dar assistência à saúde no conforto da sua casa, para um paciente clinicamente estável que não precisa mais dos serviços oferecidos unicamente em hospitais, mas ainda necessita de atenção constante à saúde.


Os serviços prestados pelo atendimento de saúde domiciliar auxiliam na melhor qualidade de vida do paciente acamado ou que necessite uso prolongado de determinado antibiótico, reduzindo o número de hospitalizações e complicações relacionadas à condição. 


Durante o home care, é comum surgirem algumas dúvidas. Muitas delas estão relacionadas ao papel da família do paciente. Por isso, separamos 8 direitos e deveres que toda família deve ter durante o home care:

Direitos

  • Receber orientações sobre o cuidado com o paciente

É direito de toda família durante o home care receber orientações sobre os cuidados com o paciente, o que ele precisa, como realizar cuidados básicos e como serão feitos os procedimentos

  • Ser informado integralmente do plano de cuidado e recursos disponíveis

A família tem o direito de saber integralmente sobre a jornada de cuidado do paciente e os recursos disponíveis tais como profissionais e equipamentos que eles têm direito.  A família deve compreender exatamente a modalidade de assistência a qual o paciente pertence, a fim de usufruir de maneira integral os cuidados para melhora do paciente. 

  • Ter suporte constante da empresa

É direito da família ter suporte constante da empresa de home care para emergências ou tirar dúvidas, por exemplo.


  • Contar com o acesso a profissionais qualificados

Ter uma empresa de home care ao seu lado significa acesso à profissionais qualificados e capacitados para o atendimento de saúde domiciliar.


Saiba mais sobre a função do atendimento de saúde domiciliar!

Deveres

  • Participar ativamente como suporte emocional para o paciente

Oferecer suporte emocional para o paciente é o principal dever da família, uma vez que esse papel é fundamental na recuperação e qualidade de vida do paciente. A família deve sempre estimular cognitivamente e propor novas atividades de lazer ao paciente.


Também é dever da família manter um clima agradável e harmonioso entre técnicos, cuidadores e familiares, para que o atendimento domiciliar transcorra dentro dos padrões de qualidade desejados.

  • Disponibilizar um ambiente limpo e organizado

A higiene da casa é de responsabilidade da família e o ambiente deve estar sempre limpo e organizado. Isso é imprescindível na melhora da qualidade de vida do paciente e para evitar proliferação de bactérias.


Ter um quarto espaçoso, ventilado e iluminado também é muito benéfico para o paciente no home care.

  • Se inteirar sobre o plano de cuidado e medicamentos do paciente

Mesmo não sendo as pessoas que ativamente realizarão os cuidados, é importante que a família se interesse e procure saber sobre o plano de cuidado dos pacientes e quais medicamentos ele está tomando.


  • Seguir as orientações da equipe de home care

Isso significa seguir o plano alimentar, cumprir com as atividades diárias passadas e ter responsabilidade com horários de sessões e consultas.


Saiba como preparar sua família para receber o atendimento de saúde domiciliar!


Precisa de uma empresa de home care de confiança? Entre em contato!


Encontre a Qualivida por aí

Somos uma plataforma de Delivery de Saúde Domiciliar!


Nossa proposta é entregar profissionais multidisciplinares qualificados e diferenciados para o atendimento de suas necessidades, realizando procedimentos, consultas, sessões e avaliações específicas ou contínuas orientadas pela jornada definida por nossa central de cuidados.


Conheça nossas redes:

Confira outras matérias

insert image