Como preparar sua família e sua casa para receber o atendimento de saúde domiciliar

insert image
Como preparar sua família e sua casa para receber o atendimento de saúde domiciliar

A necessidade de um atendimento de saúde domiciliar por si só pode ser uma situação delicada, já que envolve um paciente que precisa de cuidados regulares e a dinâmica do lar. Para tornar esse processo mais tranquilo, é preciso saber como preparar sua família e sua casa para receber o atendimento de saúde domiciliar.

Como funciona o atendimento de saúde domiciliar

O atendimento de saúde domiciliar, também conhecido como home care, consiste em dar assistência à saúde em casa para pacientes clinicamente estáveis, com diagnóstico clínico confirmado, que não necessitam mais permanecer internados em hospitais, mas ainda precisam de algum tipo de cuidado em saúde que pode ser oferecido em domicílio, com qualidade e segurança.


Pode ser o caso de idosos acamados, pacientes em pós operatório, cuidados paliativos ou doentes crônicos. Existem diversas modalidades de atendimento domiciliar pautadas no grau de complexidade e frequência das visitas domiciliares para o cuidado prestado. 


Em geral, os profissionais de saúde vão até a casa do paciente, assim como são fornecidos equipamentos e materiais para auxiliar nos cuidados.


Saiba mais sobre home care!

Papel da família

Há muito o que a família pode fazer para tornar o início do Home Care e a adaptação à nova rotina mais fácil. Conversar com o paciente e com os outros familiares é muito importante. É preciso explicar como as coisas vão ser e o que vai mudar.


Outro papel fundamental está, evidentemente, no conforto e no apoio emocional que a família deve proporcionar ao paciente. 


Estudos comprovam que pacientes em seu ambiente familiar, amparados por seus entes queridos, aliados aos cuidados profissionais em domicílio, têm uma melhor resposta ao tratamento  prestado. 


Experienciar o cuidado em domicílio é uma oportunidade de proporcionar maior autonomia ao paciente e sua família, tendo sua singularidade (crenças,  valores, potencialidades e fragilidades) respeitada por toda equipe multidisciplinar engajada a oferecer um atendimento conforme suas necessidades.

Como preparar a família

Acolhimento e paciência são palavras chaves na preparação da família para receber o atendimento domiciliar. A rotina da casa vai mudar e por isso é preciso paciência para a adaptação, além de fazer o paciente se sentir sempre acolhido.


Outro passo da preparação é a conscientização de que ter profissionais em casa para cuidar do paciente não significa que a família não tem nenhuma responsabilidade sobre ele. O acompanhamento das atividades pelos familiares é muito importante para o bem estar do paciente.

Como preparar a casa

Preparar a casa para receber o atendimento de saúde domiciliar envolve adaptações físicas e no funcionamento geral do lar. Estabelecer uma rotina é importante. O cotidiano de cada um que vive ou trabalha na casa deve ser levado em conta para que seja o menos afetado possível.


Saiba como adaptar sua casa para idosos!


Converse com a empresa de atendimento domiciliar, ela poderá te instruir sobre adaptações físicas na casa. Essas mudanças vão depender das necessidades do paciente e se ele precisa de equipamentos como respiradores ou cama hospitalar.

Escolha uma empresa de confiança

Na hora de escolher o atendimento domiciliar, preze por referências e pesquise empresas confiáveis.


A Qualivida é uma empresa inovadora especializada em atendimento de saúde domiciliar. Somos o berço do Home Care 4.0, contando com avanços tecnológicos para proporcionar segurança e cuidado onde o paciente estiver.


Nossa proposta é entregar profissionais multidisciplinares para o atendimento de suas necessidades, realizando procedimentos, consultas, sessões e procedimentos, desde pacientes com necessidades mais simples, como curativos, até acompanhamento de pacientes em ventilação mecânica em domicílio.


Vamos te auxiliar de todas as formas para proporcionar bem-estar e tranquilidade para a sua família. Fale com a gente!


Texto escrito por Dra. Lara Andrade, geriatra da Qualivida, em parceria com Camila Azevedo, assistente social da Qualivida.


Confira outras matérias

insert image