Como cuidar de curativos e feridas em casa

insert image
Como cuidar de curativos e feridas em casa

Cuidar de curativos e feridas em casa pode ser um desafio, mas eles são de extrema importância para proporcionar uma melhor cicatrização e diminuir os riscos de complicações, como por exemplo infecção.  


O cuidado correto também é importante para evitar dores e desconfortos.


Tratar feridas em casa, assim como no ambiente hospitalar, exige medidas que garantam a segurança do paciente. Cuidados gerais para serem tomados são o uso de curativos apropriados, utilizar materiais esterilizados e lavar sempre bem as mãos.


O atendimento home care pode ser uma indicação para o tratamento de pacientes que apresentem lesões mais complexas, agudas ou crônicas,   de difícil cicatrização, tratamento de feridas em diabéticos ou mesmo pessoas  em período pós operatório ou com dificuldade de locomoção. 


Tipos de feridas

Existem diversos tipos de feridas e cada uma exige cuidados específicos. Os principais tipos de ferida são:

  • Feridas por traumas

  • Lesões por pressão 

  • Feridas pós-operatórias

  • Cortes e lacerações

  • Dermatites 

Higiene

Manter uma boa higiene é essencial no cuidado com curativos e feridas em casa. Isso envolve lavar bem as mãos e calçar luvas  antes de manusear os materiais e mantê-los em ambientes limpos.


As feridas precisam ser mantidas limpas e higienizadas, diminuindo o risco de infecção e complicações na cicatrização. Após lavar as feridas, é preciso secá-las bem para evitar umidade e proliferação de fungos e bactérias.


No caso de pacientes acamados, a higiene é importante também na prevenção de feridas como as assaduras.

Troca de curativos 

A frequência da troca de curativos deve ser indicada por um médico ou enfermeiro especializado. Essa troca deve ser feita com cuidado, utilizando materiais descartáveis e esterilizados.


Cada tipo de curativo tem sua indicação específica de cuidados, em geral, curativos simples devem ser trocados em até no máximo 48 horas ou sempre que estiver sujo. 

Cicatrização

Saber identificar se a ferida está cicatrizando corretamente sem sinais de infecções é importante. Os principais sintomas de infecção são: 

  • Dor forte

  • Vermelhidao intensa

  • Inchaco 

  • Presença de secreção purulenta

  • Febre

Nesses casos, deve ser feita avaliação médica e possível utilização de antibióticos, além dos curativos. 


Lesão por pressão

As lesões por pressão, antes chamadas de úlcera de pressão ou  escaras de decúbito, são feridas que aparecem na pele de pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição, como é o caso de pacientes acamados.


As lesões por pressão tem vários estágios e precisam de cuidados específicos podendo ser difíceis de tratar. É indicado que essas feridas sejam acompanhadas por um profissional de saúde que pode dar o devido cuidado e orientação



Existem situações em que apenas o cuidado dos familiares poderá não ser suficiente para garantir a recuperação do paciente, tornando o cuidado de uma equipe especializada nesta área, um importante aliado evitando hospitalizações prolongadas. 


Para um cuidado adequado com curativos e feridas em casa, é importante contar com o apoio de um atendimento de saúde domiciliar que conte com serviço de tratamento de feridas e troca de curativos.


A Qualivida é uma plataforma de Delivery de Saúde Domiciliar. Nossa proposta é entregar profissionais multidisciplinares qualificados para o atendimento de suas necessidades, realizando procedimentos, consultas, sessões e avaliações.


Precisa de ajuda e orientação nos cuidados em casa? Nós podemos te ajudar!

Texto escrito pela Dra. Lara Andrade, geriatra da Qualivida.

Confira outras matérias

insert image