10 dicas para cuidar do bem estar e saúde mental de idosos acamados

insert image
10 dicas para cuidar do bem estar e saúde mental de idosos acamados

O bem estar e a saúde mental tem impacto direto na saúde física e qualidade de vida de idosos acamados. A psicologia e a terapia ocupacional podem ser grandes aliados nesse momento.


A falta de estímulos, isolamento social e acompanhamento profissional inadequados podem causar depressão, ansiedade e até níveis de demência causando uma piora de funcionalidade e declínio da autonomia do idoso. 

Confira 10 dicas para cuidar do bem estar e saúde mental de idosos acamados:

1 - Estimulação cognitiva

A estimulação cognitiva é uma importante ferramenta de cuidado na terceira idade, em especial para idosos acamados. A qualidade de vida do idoso está diretamente ligada ao constante estímulo das suas habilidades cognitivas.


Isso pode ser feito principalmente por conversas, exercícios de memória, contação de histórias, jogos e leitura.

2 - Proponha novas atividades

Uma boa dica para cuidar do bem estar e saúde mental de idosos acamados é promover novas atividades. Palavras cruzadas, aulas de música, pintura. As opções são diversas e devem se encaixar na capacidade cognitiva e de mobilidade do idoso.


É possível ir testando atividades diferentes até encontrar as que o idoso goste e se dê bem. Muitos idosos são resistentes a coisas novas, mas vale a pena insistir

3 - Marque sessões de fisioterapia domiciliar

Fisioterapia em domicílio é essencial para o bem estar de idosos acamados. Isso porque a fisioterapia previne feridas por pressão, ajuda na desaceleração da atrofia muscular e melhora a mobilidade. 


Saiba mais sobre a fisioterapia em domicílio. [inserir link do texto sobre fisioterapia]

4 - Promova socialização 

A socialização é um dos fatores mais importantes para a saúde mental de um idoso acamado. A família deve sempre se fazer presente para conversar, ouvir e contar histórias. Os familiares também podem participar das atividades e incentivar as visitas.

5 - Boa alimentação

Manter uma alimentação saudável, além de contribuir na prevenção contra doenças, ajuda a manter a saúde mental do idoso. O idoso acamado tem baixo nível de gasto calórico, por isso é indicado alimentos leves e de fácil digestão.


Uma alimentação balanceada e o  ambiente adequado ajudam também na qualidade do sono, fator imprescindível para manter o bem estar e saúde mental do idoso acamado, já que muitos sofrem de insônia.

6 -  Contrate um serviço de atendimento domiciliar

Os serviços prestados pelo atendimento de saúde domiciliar auxiliam na melhor qualidade de vida do paciente acamado reduzindo o número de hospitalizações e complicações relacionadas à condição. 


É de extrema importância ter um serviço de home care de confiança para o idoso acamado. Além de oferecer atendimento multiprofissional que atenda suas necessidades, garante segurança e bem estar.

7 - Faça adaptações no quarto

É preciso fazer adaptações no quarto do idoso para que o ambiente seja o mais confortável possível. Uma cama baixa, com colchão firme e cabeceira para encosto é essencial. Ter um quarto espaçoso e iluminado também é muito benéfico para o idoso.


Saiba mais como adaptar sua casa para idosos.

8 - Insira o idoso na rotina da casa

É muito bom para a saúde mental do idoso que ele se sinta como parte essencial da família. Deixar que ele participe das decisões da casa, interaja com os membros da família e busque atividades que sejam compatíveis com o nível de limitação do mesmo.

9 - Mantenha uma boa higiene

A higiene é um dos cuidados com idosos essenciais e deve ser observada atentamente pelo cuidador. Por questões de saúde física e mental, é preciso manter uma higiene impecável para o idoso acamado. 


A mudança de decúbito também deve ser feita rigorosamente por familiares e cuidadores a fim de evitar aparecimento de escaras de pressão.

10 - Ajude na qualidade do sono

Muitos idosos sofrem de insônia. É importante manter a qualidade do sono para o bem estar e saúde mental. Isso pode ser feito principalmente por meio de exercícios e estímulos durante o dia, alimentação e rotina bem estabelecida. 


Precisa de um serviço de home care de confiança e qualidade para ajudar a cuidar de idosos acamados? Fale com a gente.

 

Confira mais dicas no nosso Instagram!


Confira outras matérias

insert image