Fisioterapia em domicílio é possível?

insert image
Fisioterapia em domicílio é possível?

Fisioterapia em domicílio é possível e pode ter muitos benefícios. Essa modalidade se caracteriza pela ida do profissional à casa do paciente e pode ser um dos serviços oferecidos no atendimento de saúde domiciliar.


O atendimento de saúde domiciliar é definido como a prestação de cuidados a curto e longo prazo realizados no lar. Essa assistência pode ser da ordem da prevenção, assistência a pacientes agudos, reabilitação e cuidados paliativos.

Como é feita a fisioterapia em domicílio

A fisioterapia em domicílio é um serviço geralmente contratado por pacientes que possuem dificuldade em frequentar uma clínica por diversos motivos, sejam eles de transporte, tempo, condições físicas, conforto ou saúde.

O fisioterapeuta vai atender, tratar e reabilitar utilizando o espaço domiciliar do paciente, de acordo com suas necessidades e condições patológicas. Cada paciente precisa de cuidados e adequações particulares.

Para o atendimento, é necessário fazer uma avaliação fisioterapêutica que inclui o exame físico geral, inspeção, avaliação respiratória e palpação. É importante também conversar com os familiares sobre possíveis alterações necessárias no domicílio.

Benefícios da fisioterapia em domicílio


Muitos pacientes que necessitam de fisioterapia tem dificuldade de locomoção ou alguma outra limitação e não precisar sair de casa é um dos maiores benefícios da fisioterapia em domicílio. Isso diminui os riscos de queda ou de infecções para pacientes imunossuprimidos.  


Outros benefícios da fisioterapia em domicílio para o paciente são:

  • Horários mais flexíveis

  • Estar perto dos familiares

  • Estar em um ambiente conhecido 

  • Recuperação mais rápida

  • Maior individualização do tratamento

  • Proximidade e maior intimidade com o fisioterapeuta


Pacientes acamados

A fisioterapia é muito importante para pacientes acamados, pois previne feridas por pressão e ajuda na desaceleração da atrofia muscular. Nesses casos, a fisioterapia em domicílio é a única opção.


O fisioterapeuta realiza mobilizações contínuas com exercícios de alongamento e fortalecimento para evitar o declínio funcional. Além disso, o profissional pode instruir os familiares de como manejar o paciente e sobre o posicionamento correto no leito.


Esse tipo de atendimento domiciliar é essencial para auxiliar na desospitalização precoce, com o objetivo de reduzir custos e promover um cuidado mais humanizado, dentro do ambiente do paciente.


Nossa equipe entrega profissionais multidisciplinares qualificados para o atendimento das necessidades do paciente, realizando procedimentos, consultas, sessões e avaliações específicas ou contínuas orientadas pela jornada definida por nossa central de cuidados.


Precisa de um profissional que realize fisioterapia em domicílio de forma humanizada e integrada? Entre em contato!


Confira outras matérias

insert image