Coronavírus são uma família de vírus, conhecida há muito tempo, responsável por desencadear desde resfriados comuns a síndromes respiratórias graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). A transmissão desses vírus pode ocorrer de uma pessoa para outra por meio do contato próximo com o infectado. Recentemente, um novo tipo de coronavírus foi descoberto, o 2019-nCoV, o qual tem causado mortes e também bastante preocupação.
Por que o nome é coronavírus?
Porque essa família de vírus tem a característica de se parecer com uma coroa.
Quais são os tipos de coronavírus?
Os tipos de coronavírus conhecidos até o momento são:Alpha Coronavírus 229E e NL63.
Beta Coronavírus OC43 e HKU1.
SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave ou SARS).
MERS-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio ou MERS).
SARS-CoV-2: novo tipo de vírus do agente coronavírus, chamado de coronavírus, que surgiu na China em 31 de dezembro de 2019.
Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.
Clique aqui e saiba mais sobre as síndromes gripais e influenza.
A transmissão do novo Coronavírus pode ocorrer pelo ar ou por contato pessoa com pessoa através de toque, aperto de mão, abraço, beijo, seguido de contato com a boca, nariz e olhos. Essa transmissão também pode ocorrer por superfícies contaminadas com gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, quando essas superfícies ou objetos são tocados e em seguida a parte contaminada do seu corpo entra em contato com a boca, nariz ou olhos. Como posso me prevenir? Para combate e prevenção, cuidados básicos podem reduzir o risco geral de contrair ou transmitir o novo Coronavírus. Entre as medidas estão:
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais sintomas conhecidos até o momento são: