Quais são os cuidados pós-operatórios no atendimento domiciliar?

Principais riscos do pós-operatório

Os cuidados pós-operatórios são muito importantes para a recuperação do paciente e, na maioria das vezes, pode ser feito em atendimento de saúde domiciliar (popularmente chamado de home care). 

Os riscos de complicações no período pós-operatório variam muito em relação ao procedimento feito, mas de forma geral, os principais são:

  • Infecção
  • Alergia às medicações
  • Inflamação do local da incisão
  • Rompimento dos pontos
  • Dor excessiva

Home care no pós-operatório 

O atendimento de saúde domiciliar, popularmente conhecido como home care, proporciona maior rapidez na recuperação de uma cirurgia, já que o paciente está no conforto do seu lar e tem acesso a uma equipe multidisciplinar qualificada.

A proposta do atendimento home care é prestar um serviço personalizado com atenção especial e exclusiva, de modo a minimizar desconfortos que o paciente possa sentir nesse momento.

Veja mais benefícios do atendimento de saúde domiciliar.

Cuidados com curativos e feridas

Os cuidados com os curativos e feridas são uma das partes mais importantes dos cuidados pós-operatórios em atendimento domiciliar. Esses cuidados podem ser um desafio, mas eles são essenciais para proporcionar uma melhor cicatrização e diminuir os riscos de complicações.

Manter uma boa higiene é imprescindível no cuidado com curativos e feridas em casa. Isso envolve lavar bem as mãos e calçar luvas antes de manusear os materiais e mantê-los em ambientes limpos.

A frequência da troca de curativos deve ser indicada por um médico ou enfermeiro especializado. Essa troca deve ser feita com cuidado, utilizando materiais descartáveis e esterilizados.

Saiba mais sobre como cuidar de curativos e feridas!

Fisioterapia

Fisioterapia em domicílio é possível e pode ter muitos benefícios. Essa modalidade se caracteriza pela ida do profissional à casa do paciente e pode ser um dos serviços oferecidos no atendimento de saúde domiciliar.

No pós-operatório a fisioterapia é muito importante para recuperar mobilidade e autonomia. Além disso, não precisar sair de casa diminui os riscos de queda ou de infecções.

O fisioterapeuta realiza mobilizações contínuas com exercícios de alongamento e fortalecimento para evitar o declínio funcional. Além disso, o profissional pode instruir os familiares de como manejar o paciente e sobre o posicionamento correto no leito.

Saiba mais sobre a fisioterapia em domicílio!

Cuidados de enfermagem no pós-operatório

Os cuidados de enfermagem no pós-cirúrgico contribuem para uma recuperação mais tranquila do paciente. Eles são cruciais para evitar complicações. Todo procedimento operatório pode ocasionar alteração da homeostase do organismo. Isso quer dizer que pode afetar o equilíbrio do corpo humano.

Os principais cuidados de enfermagem no pós-operatório são:

  • Administração de medicamentos
  • Monitoramento dos sinais vitais
  • Acompanhamento das reações
  • Passagem de sondas

A Qualivida é referência em home care, podemos te ajudar nesses cuidados, instruir e oferecer todo o suporte para que o pós-operatório em casa seja o mais tranquilo possível. Entre em contato!

Encontre a Qualivida por aí

Somos uma plataforma de Delivery de Saúde Domiciliar!

Nossa proposta é entregar profissionais multidisciplinares qualificados e diferenciados para o atendimento de suas necessidades, realizando procedimentos, consultas, sessões e avaliações específicas ou contínuas orientadas pela jornada definida por nossa central de cuidados.

Conheça nossas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *